7 DICAS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO NOS CONCURSOS!!!!

Hoje venho responder a principal pergunta que tenho recebido dos meus alunos: como manter a motivação em alta?
A preparação para um concurso público é um desafio que demanda esforço e persistência. Encarar isso sem motivação não dá pé mesmo.
Então vamos ver quais são os pontos-chave para mantermos nossa motivação? ;-)

Claro que cada pessoa é única e reage de uma forma diferente, mas os principais pontos são os seguintes:

1 – Qual é o seu motivo?

Cada pessoa tem um objetivo diferente quando pensa em fazer um concurso. Alguns buscam a estabilidade que só um cargo público possibilita. Outros querem melhorar de vida, aumentando sua renda, com um cargo que pague melhor do que conseguem no seu emprego atual. Alguns querem mudar de cidade e já vi até quem queira passar no concurso para se separar do marido ou esposa.
Nestes anos que já atuo com concurseiros, já ouvi todo tipo de razão que levam as pessoas para o caminho dos concursos.  Independentemente de qual seja o seu motivo, mantenha sempre ele na sua cabeça!
Tenha sempre em mente o que te “move”. Escreva e mantenha a vista. Mentalize  como será sua vida após a aprovação, quais serão as coisas que você fará (morar em uma casa melhor, viajar, etc.). 

2 – Tenha metas intermediárias

Quando buscamos um objetivo a longo prazo (e sim, o concurso é um objetivo de longo prazo para 99% das pessoas), temos de ter metas intermediárias.
Se não fizermos isso, temos a tendência de achar que não estamos melhorando, que não estamos saindo do lugar.
Explico: se você só tiver como um “alvo” a aprovação no concurso dos seus sonhos, pode passar meses ou anos achando que não está no “caminho certo”. Só que o caminho para chegar nessa aprovação envolve um aprimoramento que deve ser progressivo.
No meu caso, quando estudava para concursos, minha primeira meta era não ser eliminado, ou seja, fazer o mínimo necessário para ter meu nome entre os aprovados (mesmo que bem fora das vagas).
Minha segunda meta foi a de ser aprovado para a segunda fase dos concursos, ou seja, ter a redação corrigida. Isso normalmente envolve você estar entre os 300 ou 500 melhores do concurso que você está concorrendo.
Depois comecei a buscar aprovações em concursos “escada”, que eram menos disputados do que o que eu “realmente queria”. Só depois disso é que soube que estava na briga mesmo pelas vagas do meu concurso do sonho. Tenha você também metas intermediárias.

3 – Se dê pequenas recompensas intermediárias

Bom, esse ponto está ligado ao ponto anterior. Sempre que atingir uma meta intermediária (como passar a atingir um rendimento X em uma matéria que você ainda não domina, por exemplo), se dê uma recompensa por isso.
E o que pode ser essa recompensa? Ora, cada um deseja uma coisa diferente…rs pode ser uma viagem no final de semana, uma noitada com os amigos que você não vê há muito tempo, uma bolsa que você está “paquerando”, etc.
A ideia é marcar positivamente a conquista, te relembrar que está fazendo progressos.  

4 – Seja realista com suas expectativas

Esse é um ponto muito importante e que acaba levando ao desânimo muitos candidatos. Muita gente entra nesse “projeto concurso” sem ter noção do que é a realidade da dificuldade de passar em um concurso ou mesmo sem saber muito bem qual é a sua própria situação.
Veja bem, sou da opinião que qualquer um pode aprender e passar em um concurso difícil. Só que isso pode envolver um bom tempo de preparação para quem está entrando nessa briga “menos capacitado”, ou seja, sem estudar há muito tempo ou vindo de uma base escolar deficiente.
O que mais acontece quando começamos a falar que iremos nos dedicar a concursos é vir gente falando besteira na nossa frente! Mesmo pessoas que gostam da gente vêm dizer que fulaninho passou na Receita só estudando 2 meses, que zezinho só passou porque estudava 16 horas por dia, que concurso é tudo fraude ou que só passa o “pessoal de dentro”.
Não dê ouvidos a quem não entende direito o que é passar em um concurso. Saiba que essa caminhada é árdua mesmo. Afinal, nada que é bom é fácil de conseguir. Só que só depende de você, do seu esforço. E para a grande maioria dos “mortais” envolve pelo menos um ano de preparação.
Concurso é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. Continue “correndo” que você irá alcançar seus objetivos.

5 – Não seja exigente demais com seu concurso “alvo”

Quanto mais exigente você for, mais pode ir desanimando ao ver que seu concurso não está previsto para sair. Imagine se ver esperando um concurso sem que saia nenhuma informação nova sobre ele por meses a fio. Difícil manter o gás, não é mesmo?
Por isso, não feche demais seu foco. Se o seu alvo for, por exemplo, o TCU, busque também concursos que englobam as mesmas matérias, como os demais Tribunais de Contas Estaduais ou os órgãos de controle interno da União e dos estados.
Assim, você terá sempre um edital em vista e estará estudando com mais intensidade durante mais tempo. E muitas vezes você verá que passar em um concurso desses te dará a tranquilidade (e a grana…) para continuar estudando para o seu cargo dos “sonhos”. 

6 – Keep Walking

Siga em frente, nem que seja um pouco. Saia da inércia. Se estiver muito cansado, estude pouco, mas estude.
Mantenha a caminhada. A pior ideia que pode te vir na cabeça é: se não estou estudando o X que deveria estar estudando, então é melhor parar.
Nenhuma preparação é perfeita e a sua também não será. O importante é continuar estudando, é persistir.

7 – Lembre-se: você só precisa de uma vitória

Ao contrário de um time de futebol, que precisa ganhar diversos jogos para ser campeão, você só precisa de um sucesso para alcançar sua vaga. E o candidato que te “venceu” no concurso passado provavelmente não estará na disputa novamente. Pense nisso!
Você está disputando com pessoas que também ainda não chegaram lá. E só precisa de um “chute na veia” para alcançar seu objetivo.
sucesso-inspiracao
É isso ai, espero que essa mensagem tenha te ajudado! Se tiver alguma dúvida ou comentário, me mande uma mensagem. 
Grande abraço e até a próxima!
Professor Rodrigo Rennó

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-manter-a-motivacao-nos-concursos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário