Sono durante os estudos: o que fazer?




“Ai que sono…”. É assim que você começa a estudar? Isso não é bom. Com sono o rendimento do que se estuda não é satisfatório e fica mais fácil dispersar. Você pode acabar preferindo até lavar aquela louça acumulada na pia do que fazer exercícios de matemática, não é? O problema é que se fizer isso sempre, nunca alcançará o nome na lista de aprovados no concurso pretendido. Ruim, não é? Então comece a se preocupar e não deixe o sono vencer você.

Como impedir que o sono estrague os estudos


1 Tempo de sono

Sua vida é corrida e falta tempo para estudar? Isso pode ser complicado, mas não é motivo para você dormir menos. Não adianta tentar dormir 4 horas por noite e levantar para ler se você não vai conseguir se concentrar, correto? Acaba não dormindo e também não gravando o que acabou de ler, ou seja, esforço sem resultados. Sem contar que isso acaba prejudicando o seu desempenho no trabalho atual, o que não é vantajoso.
Para evitar tudo isso, durma pelo menos 7 horas por noite. Foque em aproveitar os minutos vagos do dia para o estudo e nunca troque as horas de sono por ele.

2 Qualidade do sono

Além de dormir por um tempo suficiente, é necessário dormir bem para poder acordar disposto para o estudo no dia seguinte. Opte por um lugar com pouco barulho, de preferência sem nenhum, e deixe o mais escuro possível. Caso a janela seja de vidro, cortinas blackout podem ser a melhor solução para você.
Com isso, você consegue atingir o estágio mais profundo do sono e acorda mais descansado, diminuindo a chance de ter sono no dia seguinte.

3 Tenha rotina

É bom ter uma rotina de estudo e, se possível, estudar sempre no mesmo horário. Porém, ao fazer o seu planejamento, evite os horários logo após as refeições. É comum o sono aumentar nesse período e vai ficar mais difícil para você se concentrar.

4 Iluminação

Você sabia que a iluminação é essencial para se manter alerta? Por isso, não estude em um ambiente escuro e sim em um bem iluminado. De dia aproveite a luz do sol e, a noite, coloque uma lâmpada econômica, mas que clareie bem. Luz fraca aumenta a chance de você ter sono!

5 Não fique só na teoria

Ler, ler e ler mais um pouco… Muitos concurseiros acabam estudando assim e, no meio do caminho, não conseguem mais mandar o sono embora. Para evitar, intercale exercícios no meio da leitura. Faça tanto os propostos nas apostilas, quanto os dados em provas de concursos anteriores. É uma maneira de estimular o raciocínio e fugir do sono.

6 Hora do café

Não importa se o certame está programado para o ano que vem ou para a próxima semana, estudar sem fazer uma pausa não é uma boa escolha. Vai chegar ama hora que você estará muito cansado e o sono vai aparecer. Para evitar, programe uns 15 minutos de intervalo a cada duas horas. Levante-se, lave o rosto, beba água ou café, respire e relaxe, para depois voltar a estudar.
Viu como é possível se livrar do sono? Um cafezinho pode ajudar, mais não exagere!
Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário