Como turbinar sua memória em 15 passos


O dia do tão esperado concurso público está chegando, você estudou muito, mas percebeu que tem dificuldade para memorizar conteúdo. Começa a bater o desespero. Como será que tanta gente consegue fazer uma memorização daquela lista quilométrica de assuntos exigidos pelos concursos públicos?
É uma questão de treino: nossa mente precisa ser estimulada e você precisa aprender a se organizar para estudar de maneira correta. O princípio básico para praticar o treinamento de memorização é estar descansado, atento e interessado.
O esquecimento é resultado, muitas vezes, da rotina moderna. Com a correria, pode acontecer do candidato se preocupar demais ou se distrair, a ponto de não conseguir absorver adequadamente o conteúdo estudado. Outro problema que contribuiu para a falta de memorização é que nosso cérebro pode receber uma carga muito grande de informações e acabar descartando algum conteúdo necessário para o concurso.


Estudar e memorizar para concursos públicos dá confiança ao candidato

Quando você estimula a memória pode absorver qualquer tipo de conteúdo, aprender como memorizar textos e responder questões sem dificuldade, entrando de vez na briga pelos concursos mais disputados do País.
Deixe sua memória trabalhar por você. Ela é nossa aliada em qualquer metodologia de estudo. Estudar hoje e esquecer tudo depois pode significar perda de tempo e dinheiro, por isso é necessário dar atenção à memorização.

15 Passos para turbinar sua memória:

1. Reserve um lugar só seu

Estude em um ambiente apropriado: silencioso, iluminado, organizado e limpo. Desligue o celular, rádio ou TV. Assim, o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada.

2. Crie uma rotina de estudos

Programe seu corpo para se concentrar em determinado dia, horário e local e tenha em mãos um plano de estudos.

3. Faça uma coisa de cada vez

Deixe os problemas de lado ou resolva-os antes de começar a estudar. Seguindo essa recomendação, você perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.

4. Esteja descansado

O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Durma ao menos 8 horas ininterruptas de sono por noite. Tire um ou dois dias de folga, de tempos em tempos e pratique atividades de lazer. Sem isso, o cansaço cerebral provocará lapsos de memória.

5. Alimente-se bem

A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e em quantidades exageradas desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.

6. Evite medicamentos para dormir

Alguns remédios podem afetar a capacidade de memorização. Use-os somente com orientação médica.

7. Trate depressão e ansiedade

A depressão provoca lentidão nos processos cerebrais e o esquecimento pode ser um sintoma da depressão ou ansiedade. A pessoa muito ansiosa preocupa-se antes da hora e se esquece de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração.

8. Exercite seu cérebro

Realize coisas novas: faça outros caminhos enquanto dirige, exercite a mão que menos usa, trabalhe com ela, por exemplo, aprenda outra língua ou instrumento ou um novo esporte.

9. Evite álcool e cigarro

O álcool contribui para a falta de fixação, pode levar à atrofia cerebral e a quadros graves de esquecimentos. O tabagismo é também nocivo e favorece isquemias cerebrais (falta de oxigênio no cérebro).

10. Reviva os momentos bons

Memórias ligadas à emoção são mais facilmente fixadas. Recorde das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça.

11. Faça resumos

Com isso você compreende a informação, gera o conhecimento e consegue gravar o conteúdo por meio da simplificação. Sempre que puder, reveja os resumos.

12. Treine com simulados

Faça exercícios da matéria que está estudando. Isso fará com que seu cérebro se lembre do que estudou com mais facilidade.

13. Pratique a autoexplicação

Explique para você mesmo em voz alta aquilo que acabou de entender, como se estivesse explicando para outra pessoa. Essa atividade tira o cérebro da inércia da leitura e processa as informações com mais facilidade.

14. Use acrônimos

Invente siglas para gravar assuntos.

15. Faça associações ou vínculos

Por exemplo, se você quiser lembrar da fórmula Q=M.C.T, pode associá-la à frase “Que macete”. Dessa forma, fica mais fácil fazer uso da semelhança entre fonemas.


FONTE: CONCURSEIROS UNIDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário