Benefícios de Estudar em Grupo


Beneficios de Estudar em Grupo
Você deve ter notado que temos dado as mais diversas opções de técnicas e dicas, para que você selecione a que mais se encaixa no seu perfil. Nosso objetivo é lhe dar opções úteis que possam ajudar a melhorar o seu desempenho nos estudos. A nossa dica de hoje já foi citada em outros posts, no entanto, resolvemos nos aprofundar no assunto, uma vez que se trata de uma boa estratégia! Hoje iremos falar sobre os benefícios de estudar em grupo.
Note que, no final de cada post, nós temos disponibilizado os links das outras dicas já postadas no blog! Acesse e se atualize dos assuntos já discutidos no Blog. Não se esqueça de comentar, pois sua opinião é muito importante para direcionar nossos posts.


Estudar em Grupo
Você já trabalhou com um grupo de pessoas em algum projeto? Ou você já pediu a algum amigo ajuda para compreender um determinado assunto que ele domine? Se você já fez isso alguma vez, você colaborou ou recebeu a colaboração de alguém para atingir determinado objetivo.
Na área da educação, estudo colaborado, ou grupo de estudo é uma técnica utilizada por professores para agrupar alunos e impactar a forma como eles tem estudado de uma forma positiva. Alguns teóricos afirmam que, utilizar a técnica do estudo em grupo aumenta o nível de aprendizagem do aluno.
Entendendo melhor…
No post sobre Mapas Mentais, comentamos sobre a importância de tornar o ato “passivo” de estudar, em algo “ativo”, onde o estudante precisa realmente compreender o conteúdo. Em relação ao estudo colaborado não é diferente, pois até a escolha das pessoas que farão parte do seu grupo de estudo deve envolver estratégia.
Muitas pessoas tem a ideia errônea de que um grupo de estudo é formado por amigos, esta informação não é necessariamente correta. É claro que seria muito interessante se todos que vão estar no seu grupo de estudo sejam seus amigos, no entanto, como falamos anteriormente, é preciso escolher estrategicamente as pessoas que irão compor o seu grupo, pois o seu objetivo deve ser melhorar seu desempenho, ou seja, o foco é você.
Desta maneira avalie os seguintes pontos:
  1. Foco – Não existe espaço para brincadeiras e falta de compromisso. Conhece alguém que é focado, que deseja realmente aprender e possui um histórico de compromisso com suas tarefas? Esta pessoa é um forte candidato.
  2. Personalidade – O seu objetivo deve ser agregar conhecimento, e não arrumar desentendimentos. Num grupo de estudo é normal as pessoas discordarem em alguns pontos, no entanto, todos devem possuir a maturidade para aceitar as criticas e continuar a trabalhar no grupo. Desta maneira, selecione pessoas que possuam este perfil, e avalie a si mesmo! Você é bom em ouvir criticas?
  3. Conhecimento – Um dos pontos mais importantes. Você deve avaliar a pessoa pelo que ela pode contribuir, no sentido de conhecimento. Neste ponto muitas das pessoas que você estava pensando não se encaixam, não é? Como já explicamos anteriormente, o foco deve ser você. Não adianta adicionar uma pessoa que não possui um conhecimento específico em nada! É essencial que cada membro do grupo seja bom em pelo menos uma matéria, assim este conhecimento poderá ser compartilhado, e o objetivo do grupo será alcançado.
Dica: Uma forma interessante de encontrar estas pessoas é pelas mídias sociais. Elabore um post explicando que está montando um grupo de estudo, especifique os critérios para participar. É importante que você possua pulso firme, no sentido de não adicionar pessoas que não possam contribuir. Amigos amigos, estudos a parte.
Benefícios do Estudo em Grupo
Beneficios de estudar em grupo
  1. Opiniões Diferentes
Acreditamos que uma das técnicas que mais ajudam na fixação de um assunto, é explicá-lo a outra pessoa, não é? Esta é uma das técnicas utilizadas em estudos em grupo. Ao ter contato com a interpretação de outra pessoa, sobre um assunto que você está estudando, sua mente será posta a prova e seu conhecimento sobre aquele assunto será muito mais vasto, uma vez que você teve acesso ao mesmo conteúdo por diversos pontos de vista.
Comentamos sobre isso no post 6 Dicas para ter Sucesso nos Estudos! Pois, normalmente a pessoa busca por fontes confiáveis, seja pelas anotações de um amigo, livros, internet e etc, e então se sente preparado por ter consultado estas fontes.
No entanto, se você deseja se destacar, é importante comparar diversas fontes, encontrar pontos semelhantes e divergentes, para então combinar todo esse conteúdo e construir seu próprio material de estudo.
Este é o benefício número um do estudo em grupo! Várias opiniões sobre um determinado assunto, pontos de vista diferentes, informações que talvez passaram despercebidas por você, mas foram percebidas pelo colega.
  1. Estudo Ativo
Para compartilhar com o outro uma informação, será necessário compreender esta informação, certo? Um professor precisa estudar com antecedência um determinado assunto, para poder explicá-lo para sua turma. Da mesma forma funciona um grupo de estudo.
Como já explicamos no ponto 1, você será exposto a diversas opiniões sobre o assunto estudado no momento, e a sua opinião sobre ele também será requisitada. Desta maneira, estudar não será só ficar sentando lendo um texto, ou resolvendo questões sobre ele, você terá que explicar aos outros porque escolheu aquela determinada opção, ou qual a sua opinião sobre aquele assunto.
A passividade, de apenas acolher informações e armazená-las, se torna algo ativo, onde você terá de compartilhar o que armazenou.
  1. Desenvolver habilidades sociais
Nada melhor do que aprender a ser uma pessoa mais sociável, não é? É notória a dificuldade que se encontra nos dias atuais, de pessoas que não possuem habilidades sociais, ou seja, são incapazes de dividir, de compartilhar de colaborar.
O apelo para aprender algo sozinho, se desenvolver sem precisar da ajuda de ninguém é imenso, inclusive o número de sites e aplicativos que prometem auxiliá-lo neste desenvolvimento é crescente. Não estamos restringindo o seu desenvolvimento individual, no entanto, a sociedade em que vivemos ainda necessita que você possua habilidades sociais, a final nenhum homem é uma ilha.
Os grupos de estudo são extremamente importantes neste ponto, pois auxiliam seu desenvolvimento em torno de outras pessoas. Num grupo de estudos você é exposto a opiniões diferentes, pessoas diferentes, com hábitos e idéias divergentes, e você aprende a entendê-las e trabalhar com elas apesar disso.
Como montar um Grupo de Estudos?
Como montar um grupo de estudos?
Talvez você esteja se perguntando, como irei estudar em grupo? Como terei tempo para isso? Como selecionarei as pessoas corretas? Como dividir o conteúdo? Neste tópico iremos lhe dar algumas dicas para formar seu grupo de estudos. Confira:
– Pessoas: Já demos uma dica valiosa sobre como selecionar pessoas com potencial para o seu grupo de estudos, não foi? Recomendamos também que você avalie as pessoas que estão próximas a você. Talvez seja mais interessante interceptar pessoas específicas (pessoas que você já observou a conduta, compromisso e etc), e conversar sobre o grupo, do que postar publicamente no seu perfil. Avalie bem, faça perguntas sobre os conhecimentos da pessoa sobre assuntos específicos, se a pessoa possui interesse em fazer parte de um grupo, ou se já participou de um.
– Tempo: Recomendamos que você selecione um dia específico para estudar com o seu grupo, a final, é praticamente impossível se reunir todos os dias. Encontre um dia bom para todos. Não se esqueça de aplicar a regra dos 50 minutos de estudo, 10 de descanso.
– Conteúdo: Crie um plano de estudos para o grupo de estudos! Como você selecionou pessoas que possuem conhecimentos específicos sobre vários assuntos, separe o conteúdo de forma que, em cada encontro, uma pessoa possa compartilhar seus conhecimentos. Não se esqueça de, durante os outros dias, continuar com o “seu” plano de estudos.
– Lugar: Encontre um lugar onde vocês possam se encontrar sem serem incomodados, e sem incomodar ninguém. Um lugar com boa luz, e cadeiras confortáveis, que permitam ao grupo se acomodar pelo período de tempo determinado, sem problemas.
Esperamos que este post seja útil para você! Sabemos que, Concurseiros e Concurseiras não possuem tempo a perder, e estão constantemente buscando formas de melhorar seu desempenho nos estudos, por isso acreditamos que o tema de hoje é válido para você. Tente aplicar em sua rotina de estudo os conceitos disponibilizados aqui!

fonte: concurso de bolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário