APRENDA A FAZER SIMULADOS – 3

Hoje finalizamos a série de artigos sobre como fazer corretamente simulados de provas para concursos públicos (LINK para a 1ª parte e LINK para a 12ª parte). Hoje o assunto será de como simular a situação de fazer uma prova de concurso público. Tinha dito antes:
“Simulado como situação - De outro lado temos o simulado como uma imitação da situação de fazer uma prova de concurso público. A ideia aqui é muito mais abrangente, procurando mimetizar toda a situação de fazer prova (tempo para resolvê-la, local e tudo o mais).”
É muito confortável sentar-se em uma confortável cadeira estofada na tranquilidade do lar para fazer um simulado de concurso público. Infelizmente, provas reais não incluem conforto e tranquilidade em sua receita, muito pelo contrário, a cadeira é dura, o ambiente é opressor, são diversos os complicadores do concurseiro no “momento da verdade” diante da prova.
Apesar de ser um pouquinho mais trabalhoso, simular a situação de fazer uma prova de concurso público pode ser muito proveitoso, principalmente para os concurseiros que ainda prestaram poucos concursos e aqueles que sofrem em demasia quando têm de enfrentar as bancas organizadoras.
Uma amiga, ex-concurseira e hoje servidora pública federal em Brasília, costumava simular uma vez ao mês uma prova de concurso público da seguinte forma. Primeiro ela preparava um apanhado de questões para a prova em si, imprimia, lacrava em um envelope e deixa guardadinho numa gaveta para ser usada apenas no mês seguinte. Marcava então uma data e horário para a prova simulada. Escolhia uma biblioteca de faculdade para fazero simulado, onde o ambiente reunisse silêncio e público expressivo, para imitar uma sala de prova. E então ela estudava o mês todo para o simulado. No dia anterior à prova cumpria o rito do concurseiro (checar documentos, local de prova e tudo o mais). No dia da prova chegada com uma hora de antecedência ao local do simulado. Em determinada hora (simulando a abertura dos portões) ia para a biblioteca, sentava e verificava ela mesma a documentação. Aguardava o início a prova para somente então abrir o envelope e fazer a prova no prazo de quatro horas.
Pode parecer por demais trabalhoso fazer isso. Aos olhos de alguns parece até um teatro inútil. Só que essa amiga, que foi terrivelmente mal em duas provas para as quais  estudou muito bem por puro nervosismo, conseguiu se acostumar com a situação de fazer prova e seu desempenho em prova melhorou exponencialmente depois de fazer alguns simulados desse modo. Resultado, passou e foi empossada. Com toda certeza, muitos dos que acharam teatro o que ela fazia não passaram ainda ou sofreram muito mais para passar do que ela.
RESUMO DA ÓPERA - Gente, já foi a época em que técnicas de estudo mais,digamos, lúdicas eram consideradas bobagens e perda de tempo. Se lançar mão delas significará para o concurseiro aumentar suas possibilidades de aprovação, porquê não fazê-lo?!
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

FONTE: http://www.concurseirosolitario.com.br/





Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.
 
Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online


Assista Uma aula Grátis







Nenhum comentário:

Postar um comentário